Publicado em 6 de novembro de 2025

EM CAMPO NOVO DO PARECIS: Ministro da Pesca oficializa a primeira piscicultura indígena de Mato Grosso

Nesta sexta-feira (7), o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, estará em Campo Novo do Parecis para oficializar a primeira piscicultura indígena de Mato Grosso. O evento será realizado na Aldeia Bakaval, localizada na Terra Indígena Utiariti.

A iniciativa tem como objetivo incentivar o empreendedorismo entre os povos indígenas, assegurando, ao mesmo tempo, segurança alimentar e geração de trabalho e renda dentro das comunidades.

Durante a cerimônia, o ministro fará a entrega do certificado de piscicultor ao indígena Josimar Koloizomae, morador da aldeia. Atualmente, a atividade de piscicultura é desenvolvida pela família de Josimar. Com a certificação, a expectativa é ampliar o projeto e transformá-lo em uma cooperativa, beneficiando mais famílias e fortalecendo a economia local.

O acordo também prevê apoio técnico de órgãos do governo federal e de universidades para o aprimoramento da produção e da gestão do empreendimento.

Entre as espécies atualmente cultivadas estão tabatinga, matrinxã (jatuarana), piau e pintado. Os peixes são destinados tanto ao consumo da aldeia quanto ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Deixe um Comentário

Entrar em contato

Rua Comandante Costa, 286 - Centro Norte - Cuiabá-MT

(65)3055-1312 | (65)99255-2219

contato@ptmt.com.br

Pesquisar no Site

© PT Mato Grosso - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por André Ribeiro