Publicado em 12 de dezembro de 2023

SUPERINTENDÊNCIA DO MINISTÉRIO DA SAÚDE EM MT: 130 mil pessoas da região Alto Araguaia serão beneficiadas com o programa eMulti de complementação à saúde primária

Composta por dez municípios, que juntos somam cerca de 130 mil habitantes, a região do Alto Araguaia será a segunda de Mato Grosso a receber o programa eMulti, que oferece equipes multidisciplinares em complementação aos serviços ofertados na Atenção Primária à Saúde.  A proposta foi apresentada pelo Ministério da Saúde, por meio do  seu superintendente em Mato Grosso, Altir Peruzzo aos gestores locais nos dias 06, 07  e 08 de dezembro, na cidade de Barra do Garças.

Com a participação Conselhos Estaduais de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS) e do Escritório Regional de Saúde de Barra do Garças (ERS/BG), foram promovidos três dias de intensos debates, iniciando pela apresentação da proposta, sensibilização dos gestores e esclarecimento de dúvidas.

No  segundo momento buscou- se definir a quantidade de equipes, o formato de cada uma delas, as especialidades e serviços a serem incluídos, carga horária de cada profissional, dentre outras ações.

Por último, foi feito um encaminhamento junto aos gestores locais, COSEMES e ERS/BG para que, até a segunda quinzena de Janeiro, seja levantado com precisão o que cada município oferece de especialistas, a carga horária ofertada e os custos atuais de cada cidade.

“A partir desse levantamento, a região formatará uma proposta para ser apresentada ao Ministério da Saúde e a Secretaria Estadual de Saúde para contratualização. Cabe ressaltar que para o fechamento final e apresentação da proposta ficou definido uma nova vinda do Ministério da Saúde à região, que será agendada no final de janeiro ou início de fevereiro”, explicou o superintendente.

Altir Peruzzo aproveitou a presença dos prefeitos membros do Consórcio Intermunicipal de Saúde em Barra do Garças, onde realizaram uma reunião extraordinária, e fez uma breve apresentação sobre o programa.

O QUE SÃO  AS eMULTI?

As equipes eMulti são compostas por diversos profissionais de saúde que atuam de forma complementar aos serviços ofertados na Atenção Primária à Saúde. Para a implantação de uma eMULTI Intermunicipal ampliada, são necessárias dez (10) equipes de Saúde da Família independente  do número de municípios.

Deixe um Comentário

Entrar em contato

Rua Comandante Costa, 286 - Centro Norte - Cuiabá-MT

(65)3055-1312 | (65)99255-2219

contato@ptmt.com.br

Pesquisar no Site

© PT Mato Grosso - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por André Ribeiro