Publicado em 15 de dezembro de 2023

Delegados do PT-MT participam da 4ª Conferência Nacional da Juventude do Governo Federal

A reconstrução do presente e a construção do futuro, com foco no desenvolvimento e na garantia dos direitos fundamentais, é o foco da 4ª Conferência Nacional da Juventude do Governo Federal, que teve início na noite desta quinta-feira (14), em Brasília, e contou com a presença do presidente Lula. O Partido dos Trabalhadores de Mato Grosso não poderia ficar de fora, e conta com uma delegação formada pelos companheiros Denilson D’ Arc , Amandla Silva Sousa, Willy Vieira Santana, Tainara Schmitt Teixeira, Thays Yohana Costa, Larissa Grazielle Rocha Silva, Bruna Sirayp Kayabi, Evan Danilo Flores dos Santos e Eduardo Gomes de Amorim Santos.

Após oito anos, a juventude  voltou a se reunir, promovendo a retomada do diálogo entre o governo e a sociedade. Durante o evento, que ocorre no Centro de Convenções Ulysses Guimarães e vai até o próximo domingo (17) e que reúne cerca de 1.500 jovens, a militância está tendo a oportunidade de participar do processo de elaboração e execução das políticas brasileiras.

“Trata-se de um marco na retomada da democracia e da participação social no país”, avaliou Amandla Silva.

Em meio à assinatura de vários atos em favor dos brasileiros de 15 a 29 anos, o presidente Lula anunciou que, até 2026, o país contará com 100 novos institutos federais, que vão se somar aos mais de 360 que foram construídos pelos governos anteriores do PT. Lula também reconheceu a importância da luta dos jovens para sua volta à presidência e os convidou a atuarem por uma maior conscientização política da sociedade.

PROCESSO DE CONSTRUÇÃO

O processo de construção da conferência foi marcado por diversas etapas preparatórias, onde foram promovidas conferências municipais, intermunicipais e temáticas em diversos municípios brasileiros. Durante essas etapas foram apresentadas propostas de políticas públicas, além de eleger delegados que expressam a diversidade, a pluralidade da juventude brasileira: mulheres, negros/as, Lgbtqia+, indígenas e tantos outros, a juventude do campo, da cidade e das florestas, a juventude da periferia, da escola e da universidade.

“A juventude brasileira em suas diversas cores está ocupando Brasília, para construir políticas públicas em defesa de uma vida digna onde todos tenham acesso, a saúde, cultura, lazer, educação”, concluiu Amandla.

Deixe um Comentário

Entrar em contato

Rua Comandante Costa, 286 - Centro Norte - Cuiabá-MT

(65)3055-1312 | (65)99255-2219

contato@ptmt.com.br

Pesquisar no Site

© PT Mato Grosso - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por André Ribeiro