Publicado em 11 de março de 2024

Avaliações políticas, estratégias eleitorais e comemoração aos 44 anos do partido marcam o primeiro encontro anual do PT-MT

A presença maciça dos membros que compõem o Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores em Mato Grosso, marcou a primeira reunião ordinária de 2024, realizada na tarde deste sábado (9), na sede da legenda, em Cuiabá. E, por se tratar de um ano eleitoral, a organização dos municípios e a indicação dos possíveis pré-candidatos dominaram a pauta.

Logo na abertura dos trabalhos, o secretário de Finanças da agremiação, Edilson Pedro Spenthof, usou os informes para fazer um diagnóstico da situação do partido em Mato Grosso, com o número de cargos ocupados e a projeção para 2024.

As novas normas eleitorais, que incluem a Lei 14.211/2021, conhecida como regra dos 80-20, que prevê que somente poderão concorrer às sobras partidos que tenham obtido pelo menos 80% do quociente eleitoral e os candidatos que tenham obtido votos em número igual ou superior a 20% desse quociente, também foram tema dos informes.

Dejany Cristina Pereira, secretária de Organização do PT-MT atualizou os sindicalizados sobre o Processo de Eleição Direta Extraordinário (PEDEX) realizado  no segundo semestre de 2023.

Segundo Dejany, o partido está organizando em 123 municípios como diretórios municipais, o que significa “um grande avanço para o fortalecimento do sigla, que agora está estruturado para focar nas pré-campanhas”.

No tocante às organizações partidárias, o deputado estadual Lúdio Cabral defendeu que a agremiação marque presença no maior número possível de municípios com candidaturas a prefeito e também com proporcionais fortes.

“Além de Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis e Sinop, onde já temos nomes alinhados para apresentar à Federação Brasil da Esperança, precisamos ampliar nossa presença no interior, para isso é preciso lançar o maior número de candidatos possível. Esta eleição terá reflexos diretos em 2026”, defendeu Lúdio.

Em sua fala, o presidente estadual do partido, deputado Valdir Barranco, fez duras críticas ao posicionamento do governador Mauro Mendes, que se apropria dos recursos do Governo Federal para fortalecer o posicionamento da direita, e citou o desrespeito de Mendes a classe trabalhadora, citando como exemplo a Lei da Pesca.

Barranco apontou ainda a exploração negativa da mídia em relação à última pesquisa que mostrou queda na popularidade do presidente Lula, mas que, segundo ele, esqueceu de evidenciar seu crescimento entre eleitores de classe média.

“Hoje nosso governo atingiu a marca de 40% das intenções de voto entre quem ganha de 2 a 5 salários mínimos (1 ponto a mais que no levantamento anterior) e registra 34% entre aqueles que recebem de 5 a 10 salários mínimos (5 pontos a mais que no último estudo). Precisamos explorar esses números, que são extremamente favoráveis”, conclamou o presidente.

Uma das decisões acatadas por unanimidade durante a primeira reunião do Diretório Estadual do PT-MT foi a realização de eventos regionais, durante a inauguração dos 10 Diretórios Municipais previstos para os meses de março e abril, com visitas às cidades do entorno e realização de atos de filiação.

Outra decisão  acatada durante o Encontro Regional, foi a realização de um curso de Formação e Orientação às Candidaturas Petistas, composto de 4 módulos e que terá início ainda no mês de Março.

Após mais de quatro horas de diálogo, marcados pelo posicionamento de quase todos os membros do Diretório Regional do PT-MT, a reunião foi encerrada com um bolo e cantos de  parabéns em homenagem aos 44 anos de fundação do Partido dos Trabalhadores, comemorado em 10 de fevereiro.

 

2 comentários em "Avaliações políticas, estratégias eleitorais e comemoração aos 44 anos do partido marcam o primeiro encontro anual do PT-MT"

  • Caio Carioca disse:

    Discussão, planejamento, estratatégia, militância e espírito de coletividade são requisitos indispensáveis para atingirmos nosso objetivo-mor: salvaguardar o Estado Democrático de Direito.

    Avante Companheirada!

  • GONCALO ANESTOR DA CONCEICAO disse:

    Todos nós militantes estamos lutando por um brasil melhor
    Esperamos que nosso presidente nos ajude a ser eleito enviando recursos para que possamos massacrar esses diagoverno do passado

Deixe um Comentário

Entrar em contato

Rua Comandante Costa, 286 - Centro Norte - Cuiabá-MT

(65)3055-1312 | (65)99255-2219

contato@ptmt.com.br

Pesquisar no Site

© PT Mato Grosso - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por André Ribeiro