Publicado em 1 de julho de 2024

Reunião ampliada do PT-MT discute políticas públicas e rende homenagens à comunidade LGBTQIAPN+ de Mato Grosso

Além de dar visibilidade a causa LGBTQIAPN+, o Partido das Trabalhadoras e dos Trabalhadores de Mato Grosso busca implementar políticas públicas para garantir os direitos e a qualidade de vida desta população. Por isso, no sábado (29), o Setorial LGBT promoveu uma reunião ampliada no Diretório Estadual com a presença de diversas lideranças estaduais e nacionais.

O evento contou com a participação de Janaína Oliveira, secretária Nacional LGBT do PT; Viviane Martins, secretária Nacional de Cultura do PT; Paulo Cayres, secretário Nacional Sindical pelo PT e Nelly Winter, a primeira escritora drag de Mato Grosso. Também participaram do diálogo o presidente do PT-MT, deputado Valdir Barranco; Diretora-executiva da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Professora Rosa Neide; superintendente Estadual do Ministério da Saúde, Altir Peruzzo; vereadora por Sinop, Professora Graciela; Henrique Lopes, vice-presidente do PT-MT; Thiago Oliveira, secretário Estadual LGBT do PT-MT; e a coordenadora do Escritório Estadual do Ministério da Cultura em Mato Grosso, Lígia Viana.

Durante os pronunciamentos, feitos para demonstrar a situação da comunidade em Mato Grosso, Pedro Dias, membro da secretaria nacional LGBT  do Partido dos Trabalhadores, e responsável pela medição do evento, lembrou das vítimas de LGBTQIAPN+fobia que foram violentadas em 2023 e no início de 2024, mencionando os casos de Juína, Rondonópolis, Várzea Grande e Cuiabá.

“Este espaço foi pensado para dizer aos nossos que essa luta é de todas nós e ninguém solta a mão de ninguém”.

HOMENAGENS

O evento foi marcado pela entrega de 65 Moções de Aplausos, da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, apresentadas pelo deputado Valdir Barranco, em homenagem às personalidades que fizeram e fazem a diferença na comunidade LGBTQIAPN+ de Mato Grosso.

“ Mato Grosso é um dos Estados que mais registra mortes e violência contra a população LGBTQIAPN+ no país. Por isso é de fundamental importância exaltarmos quem promove ações de conscientização e respeito”, afirmou.

Madrinha da 21ª Parada do Orgulho o LGBTQIAPN+ de Mato Grosso, evento de sucesso realizado logo após a reunião ampliada, a diretora-executiva da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Professora Rosa Neide, reforçou a necessidade de políticas públicas para essa comunidade, afirmando que o Brasil registra índices absurdos de mortes, que têm crescido com o avanço da intolerância e do ódio. Ela também cobrou  casas de acolhimento, registro por parte das autoridades policiais e punição efetiva nos casos de violência contra essa comunidade.

“ Ao menos 230 pessoas LGBTQIAPN+ morreram de forma violenta em 2023. Do total, 142 eram mulheres trans ou travestis; 59, gays; 13, homens trans; sete, lésbicas; e uma pessoa, não binária. Ainda houve oito ocorrências sem identidade de gênero ou orientação sexual descritas. O dado faz parte do Observatório de Mortes e Violências LGBTQIAPN+. A fonte de informações, no entanto, são notícias de jornais, portais eletrônicos e redes sociais, dada a ausência de dados governamentais a respeito”, cobrou.

As atividades foram encerradas com uma criativa oficina de cartazes, exibidos na 21ª Parada do Orgulho LGBTQIAPN+.

1 comentários em "Reunião ampliada do PT-MT discute políticas públicas e rende homenagens à comunidade LGBTQIAPN+ de Mato Grosso"

Deixe um Comentário

Entrar em contato

Rua Comandante Costa, 286 - Centro Norte - Cuiabá-MT

(65)3055-1312 | (65)99255-2219

contato@ptmt.com.br

Pesquisar no Site

© PT Mato Grosso - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por André Ribeiro