Publicado em 10 de novembro de 2024

Seminário Saúde Indígena reforça compromisso com a inclusão e bem-viver no SUS

Realizada na última semana,  a 3ª edição do Seminário Saúde Indígena – “Um SasiSUS para o Bem-viver” destacou a importância de fortalecer a inclusão e a promoção da saúde indígena no Sistema Único de Saúde (SUS). O evento  reuniu lideranças indígenas, profissionais de saúde e organizações parceiras, com a participação de representantes dos seis Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI ) do Centro-Oeste,  e do superintendente do Ministério da Saúde em Mato Grosso, Altir Peruzzo.

O evento trouxe à tona questões cruciais para a promoção e proteção  das comunidades indígenas, e foi marcado por debates sobre os desafios e avanços no cuidado à saúde dos povos originários no Brasil.

A cerimônia de abertura foi marcada por discursos emocionantes e reflexivos. Lucinha Tremembé, Secretária Adjunta da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), expressou destacou  a importância de ouvir e fortalecer as vozes indígenas na gestão da saúde. “A saúde indígena, como pontuado no evento, precisa ser um reflexo de um sistema de saúde que luta pela justiça social e pela igualdade no acesso a cuidados de qualidade”, pontuou Tremembé

Ceiça Pitaguary, Secretária de Gestão Ambiental e Territórios Indígenas, também participou da cerimônia, enfatizando o papel vital das lideranças indígenas na construção de políticas públicas que atendam às necessidades dessas populações. “Este seminário, mais do que um espaço de discussão, se consolidou como um momento de escuta ativa, troca de experiências e reafirmação do compromisso com a saúde e os direitos indígenas”, disse Pitaguary

Os participantes enfatizaram a necessidade de um SUS que seja, de fato, inclusivo – que acolha, respeite e cuide das especificidades de cada povo, em todas as regiões do Brasil.

“Ao longo do seminário, ficou claro que um SUS voltado para o bem-viver é um SUS que reconhece e valoriza as diversas culturas e formas de vida no país, promovendo a saúde de maneira equitativa e integradora. A luta pela saúde indígena, como reafirmado pelos participantes, é uma luta pela saúde de todos – um compromisso que deve ser contínuo e firme”, finalizou Altir Peruzzo.

Deixe um Comentário

Entrar em contato

Rua Comandante Costa, 286 - Centro Norte - Cuiabá-MT

(65)3055-1312 | (65)99255-2219

contato@ptmt.com.br

Pesquisar no Site

© PT Mato Grosso - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por André Ribeiro