Publicado em 11 de março de 2025

Taize do Jamar defende transporte escolar seguro e saneamento básico em Nova Brasilândia

Aos 38 anos e com um histórico familiar na vida pública, a vereadora Taize do Jamar, estreante na Câmara Legislativa de Nova Brasilândia, já demonstra determinação em suas primeiras sessões. Sua primeira batalha foi contra a alteração na rota do ônibus escolar que atende a comunidade Santa Rosa/Corgão, na zona rural do município. A mudança, implementada pela prefeitura, obriga os alunos a se deslocarem para o Distrito de Peresópolis, percorrendo 40 quilômetros de distância, utilizando a perigosa MT-140.

Taize denunciou, da tribuna da Câmara, que a medida prejudica 16 estudantes, alguns dos quais estão arriscando suas vidas ao se deslocarem em carrocerias de caminhões para continuar estudando na escola urbana. A vereadora cobrou ações imediatas do prefeito e do secretário de Educação para garantir a segurança e o acesso à educação desses jovens.

Além do transporte escolar, Taize do Jamar apresentou uma indicação à Prefeitura de Nova Brasilândia solicitando que o Executivo assuma os custos com o caminhão “limpa fossa”. A medida visa aliviar o orçamento das famílias, que enfrentam gastos frequentes com o esgotamento de fossas sépticas devido à falta de infraestrutura adequada de saneamento.

Em sua Indicação, a legisladora pede prioridade para as  pessoas que estão cadastradas no CADÚNICO – Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal

“A prefeitura precisa arcar com esses custos até que uma solução efetiva seja implementada. As fossas sépticas já não são uma opção viável, pois além de não tratar adequadamente os esgotos, contaminam o lençol freático, prejudicando o meio ambiente e a saúde da população”, argumentou a vereadora.

Em continuidade à luta pela universalização do saneamento básico, Taize encaminhou um requerimento ao Executivo questionando a inclusão de Nova Brasilândia no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal. Ela destacou que o acesso ao esgotamento sanitário é um direito constitucional e essencial para a qualidade de vida da população.

Justificativa baseada na Constituição

A vereadora fundamentou suas ações no Artigo 225 da Constituição Federal de 1988, que garante o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. “Enquanto não houver uma rede de esgotamento sanitário para toda a população, é dever da prefeitura adotar medidas paliativas para garantir esse serviço básico”, afirmou.

Esporte e Saúde

Líder do movimento feminino de futebol, Taize reuniu-se com as jogadoras veteranas no Ginásio Municipal , com intuito de reivindicar as datas e horários fixos de utilização do espaço para a prática esportiva.

Deixe um Comentário

Entrar em contato

Rua Comandante Costa, 286 - Centro Norte - Cuiabá-MT

(65)3055-1312 | (65)99255-2219

contato@ptmt.com.br

Pesquisar no Site

© PT Mato Grosso - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por André Ribeiro