Publicado em 24 de junho de 2025

TESE PRESIDENTE DO PT CUIABÁ ROBINSON CIREIA 510 – CHAPA 610 MUNICIPAL

ROBINSON CIREIA

Candidato à Presidência do PT de Cuiabá

Sou candidato à presidência para lutar pelos 13 pontos para virar à esquerda.

 

Companheiras e Companheiros,

Sou candidato à presidência do PT de Cuiabá no PED/2025 (Processo Eleitoral Direto do PT), liderando a chapa “13 Pontos para Virar à Esquerda”, do Diálogo e Ação Petista – DAP e membros da Juventude Revolução. Apresento minha trajetória de filiado desde jovem ao PT, com o objetivo de fortalecer nosso partido.

Em minha militância, compreendi que defender um partido da classe trabalhadora não significa concordar com todas as decisões de sua direção, mas também não abandonar a legenda em momentos de dificuldade. Por isso, ajudei a organizar a luta contra a Ação 470 (Ação do Mensalão), combati o processo da Lava Jato, defendendo os petistas dessas ações golpistas, e lutei contra o golpe ao governo Dilma e pelo Lula Livre. Como petista, celebrei nossas vitórias e lamentei as derrotas, sempre participando das discussões mais importantes.

Em Cuiabá, militei no movimento estudantil da UFMT, defendendo a universidade pública e os direitos dos estudantes. Desde então, ajudei a construir o Movimento Passe Livre, que realizou diversas manifestações para garantir esse direito à juventude trabalhadora da cidade.

Posteriormente, participei das mobilizações da saúde e me posicionei pela preservação do Rio Coxipó, um patrimônio de Cuiabá. Atualmente sou professor dirigente da CUT-MT e atuante na base do SINTEP-MT.

Fui candidato a vereador por três vezes e, na última eleição, obtive a primeira suplência do PT. Após a injusta cassação do mandato da vereadora Edna Sampaio, exerci o mandato por seis meses, oportunidade em que pude demonstrar, em curto período, como é possível realizar um mandato comprometido com a luta pelos direitos e reivindicações do povo trabalhador de Cuiabá.

Como vereador, defendi os servidores e os serviços públicos, lutei pela educação, defendi a cultura popular e a juventude, com as leis do Hip Hop e das Batalhas de Rima. Fui autor da lei dos pontos de apoio aos trabalhadores de aplicativos e realizei audiências públicas sobre a defesa do Rio Coxipó, a acessibilidade aos PCDs e o Passe Livre sem restrição. Propus e foi aprovado o projeto de disponibilização de água potável e gratuita para a população cuiabana nas praças da capital. Defendi as bandeiras históricas do PT.

Apresentamos a chapa “13 Pontos para Virar à Esquerda”, do DAP. Nossa posição é manter os princípios fundantes do PT e recordar os compromissos eleitorais que Lula assumiu para vencer a eleição de 2022. O governo retomou programas sociais importantes, mas fez concessões à pressão de banqueiros e especuladores, o que resultou em cortes em políticas sociais, prejudicando a população e afetando o apoio social que garantiu a eleição de Lula. Uma direção partidária precisa apontar o caminho para reconectar-se com o povo.

Para efetivamente nos reconectarmos com o povo e impulsionarmos o tão necessário giro à esquerda, é imperativo que o PT retome e fortaleça o trabalho de base. Acreditamos firmemente na centralidade da atuação junto aos movimentos sociais, às organizações populares e ao vibrante movimento estudantil. São nesses espaços de luta e organização que pulsa a verdadeira voz da classe trabalhadora e onde se constroem as demandas por um futuro mais justo e igualitário. O PT deve ser um catalisador dessas energias, ombro a ombro com aqueles que anseiam por transformação, aprendendo com suas experiências e construindo juntos as estratégias para enfrentar os desafios que se apresentam em Cuiabá, em Mato Grosso e no Brasil.

Por isso, defendemos o virar à esquerda, para atender às necessidades do povo e realizar as mudanças necessárias no país. A popularidade do governo Lula está em declínio, e atribuir isso apenas a problemas de comunicação é negligenciar a realidade. Devemos discutir nossa intervenção municipal, estadual e nacional, divulgar nosso programa e às ações positivas do governo do PT, para enfrentar nossos inimigos de classe em todas as esferas. Para fortalecer essa luta e discutir o que fazer, apresentamos os “13 Pontos para Virar à Esquerda”, do DAP.

Em Mato Grosso, o governo Mauro Mendes (UB) ataca os serviços públicos e os direitos dos servidores, privatiza serviços e se opõe aos direitos humanos e ambientais, tudo para atender aos interesses do agronegócio e dos grandes empresários. Em Cuiabá, temos o prefeito Abílio Brunini (PL), bolsonarista que só oferece a retirada de direitos e o desmonte dos serviços públicos.

No entanto, não será apoiando outros setores da mesma direita que nós, da esquerda, os venceremos. Atentos e fortes, combateremos com uma direção consciente de sua tarefa.

Sabemos que nunca foi fácil, mas adaptar-se abandonando o PT ou escondendo sua história não é o caminho, pois isso retira o PT de seu protagonismo, de seu lugar de defesa dos direitos dos trabalhadores e do povo. Por isso, defendemos o PT ao apresentar os “13 Pontos para Virar à Esquerda”. Defendemos o PT nas ruas, mostrando a cara, apresentando propostas e mobilizando-nos na luta de classes, em Cuiabá, em Mato Grosso e em todo o Brasil.

Esse é o debate que abrimos e propomos realizar com nossa chapa e minha candidatura à presidência do PT de Cuiabá.

Robinson Cireia

 

Deixe um Comentário

Entrar em contato

Rua Comandante Costa, 286 - Centro Norte - Cuiabá-MT

(65)3055-1312 | (65)99255-2219

contato@ptmt.com.br

Pesquisar no Site

© PT Mato Grosso - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por André Ribeiro