Publicado em 24 de julho de 2025

Juventude do PT–MT se destaca no 60º Congresso da UNE; Coletivo nacional PARATODOS conquista vice-presidência

A Juventude do Partido dos Trabalhadores de Mato Grosso (JPT-MT) teve participação de destaque no 60º Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), realizado em Goiânia (GO). Com uma caravana formada por militantes, estudantes e delegados comprometidos com a transformação da educação brasileira, o grupo marcou presença nos principais debates do evento, levando propostas ousadas e reafirmando o compromisso com a defesa de uma educação pública, gratuita, inclusiva e de qualidade.

Segundo o secretário estadual da JPT-MT, Denilson D’Arc, os dias de congresso foram de intensa mobilização, construção coletiva e reafirmação política. Entre as pautas defendidas pela juventude petista estiveram o fortalecimento de políticas públicas como o Pé-de-Meia, cotas raciais e sociais, Prouni, Fies, Reuni, passe livre estudantil e a consolidação do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) como lei.

“Defendemos também a organização popular como instrumento urgente para derrotar a extrema direita e avançar em pautas estruturais, como a redução da jornada de trabalho sem redução de salários, o fim da escala 6×1, a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil e a taxação dos super-ricos”, destacou Denilson.

COLETIVO PARATODOS CONQUISTA VICE-PRESIDÊNCIA DA UNE

Um dos principais marcos do congresso foi a vitória do Coletivo ParaTodos, mais expressiva força política da JPT,  que obteve a segunda maior votação, com 860 sufrágios, e  conquistou a vice-presidência da UNE na gestão 2025–2027. Essa vitória, segundo Denilson Darc, só foi possível  graças a uma articulação entre as forças da juventude petista de todo Brasil.

Denilson D’Arc celebrou o resultado como fruto de um trabalho de base consistente, construído dentro das universidades, em diálogo direto com os estudantes. “Essa conquista é de cada companheira e companheiro que ajudou a construir esse momento. Seguimos firmes na luta por uma universidade cada vez mais popular, inclusiva e transformadora”, concluiu.

Ao todo, 40 estudantes universitários mato-grossenses, representando 15 municípios,  participaram do congresso da UNE em Goiânia, graças ao apoio do Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores, sob o comando do deputado Valdir Barranco. ” Essa foi uma oportunidade histórica, onde a pudemos vivenciar a conquista da  vice-presidência da UNE pelo PT. O comando estadual do PT não mediu esforços para que participássemos do maior encontroe estudantil da América Latina”, declarou Clarinda Bisneta.

O 60º Congresso da UNE reuniu milhares de estudantes de todas as regiões do país e reforçou a centralidade da juventude na construção de um Brasil mais justo, democrático e comprometido com o futuro de sua população.

Deixe um Comentário

Entrar em contato

Rua Comandante Costa, 286 - Centro Norte - Cuiabá-MT

(65)3055-1312 | (65)99255-2219

contato@ptmt.com.br

Pesquisar no Site

© PT Mato Grosso - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por André Ribeiro