Publicado em 31 de julho de 2025

Nota de Solidariedade à Professora Maria Inês Barbosa

O Partido dos Trabalhadores de Mato Grosso manifesta sua irrestrita solidariedade à professora Maria Inês Barbosa, doutora em Saúde Pública pela USP e professora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), vítima de um grave episódio de preconceito, violência política e de gênero durante a Conferência Municipal de Saúde de Cuiabá, realizada nesta quarta-feira (30).

Enquanto palestrava na abertura do evento, a professora Maria Inês utilizou linguagem neutra ao se referir ao público, um recurso linguístico que visa promover a inclusão e o respeito à diversidade. Infelizmente, de forma autoritária e desrespeitosa, o prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini, interrompeu sua fala, tomou o microfone e afirmou que não permitiria o uso de pronomes neutros na conferência, acusando a docente de doutrinação ideológica.

Diante da postura hostil, a professora respondeu com firmeza, defendendo os princípios de equidade e os direitos da população LGBTQIA+. Em seguida, decidiu, por conta própria, se retirar do evento.

Lamentamos profundamente essa atitude do gestor municipal, que revela uma postura antidemocrática, discriminatória e incompatível com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), cuja base é a inclusão, o respeito e a equidade.

O PT-MT reafirma seu compromisso com os direitos humanos, com a valorização da ciência e da educação pública, com a luta das mulheres negras e com a defesa incondicional das liberdades de expressão, de cátedra e da diversidade de gênero e identidade.

Nos solidarizamos com a professora Maria Inês e com todas as pessoas que, naquele espaço, presenciaram mais um triste episódio de intolerância e autoritarismo.

Partido dos Trabalhadores de Mato Grosso

Deixe um Comentário

Entrar em contato

Rua Comandante Costa, 286 - Centro Norte - Cuiabá-MT

(65)3055-1312 | (65)99255-2219

contato@ptmt.com.br

Pesquisar no Site

© PT Mato Grosso - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por André Ribeiro