Publicado em 31 de julho de 2025

CIDADANIA – Fim da escala 6×1 e justiça tributária serão votadas em Plebiscito Popular

Reconhecido como uma das articulações mais expressivas entre organizações da sociedade civil, o Plebiscito Popular por um Brasil mais Justo reúne diversos movimentos sociais, centrais sindicais, jovens, artistas, entidades de fé e partidos do campo progressista, para promover o diálogo com a população sobre pautas urgentes e agora exercer pressão política por transformações estruturais que ganharam ampla adesão no país, como a tributação de grandes fortunas e a revisão da jornada de trabalho no modelo 6×1. A votação é promovida por organizações integrantes das Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo.

Em Mato Grosso, a exemplo do que ocorre no resto do país,  o plebiscito recebeu o apoio de agremiações progressistas que, na última sexta-feira (24), reuniram-se na sede do Partido dos Trabalhadores para determinar uma agenda de mobilização, tanto na capital, quanto nas cidades do interior.  A partir desta semana, os encontros serão na sede da Central Única dos Trabalhadores (CUT), que será usado como QG por parte dos organizadores locais.

A proposta do plebiscito é pressionar o governo federal, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF) a adotarem políticas que atendam aos interesses da classe trabalhadora.

Nesse momento, milhares de urnas espalhadas por todos os estados do Brasil estão promovendo o debate com a população e fortalecendo a luta por direitos. A consulta é aberta à participação popular e permite que cada pessoa vote uma única vez. A coleta de votos ocorre até setembro, tanto em urnas físicas distribuídas em diversas cidades brasileiras quanto por meio da nova plataforma de votação on-line.

Qualquer pessoa pode cadastrar uma urna para o Plebiscito Popular, representando sindicatos, associações de bairro, coletivos ou outras organizações sociais. O processo é simples e realizado por meio de um formulário disponível no site oficial da iniciativa. Em Cuiabá, quem quiser votar presencialmente encontrará urnas disponíveis na CUT, na sede Estadual do Partido dos Trabalhadores e na UFMT.

A votação on-line pode ser feita diretamente por meio deste link Plebiscito Popular 2025.

Pela internet, o formulário conta com duas perguntas:

Você é a favor da redução da jornada de trabalho sem redução salarial e pelo fim da escala 6×1?

Você é a favor que quem ganhe mais de 50 mil pague mais imposto, para que quem recebe até 5 mil não pague imposto de renda?

Embora não tenha caráter institucional, o plebiscito é uma ferramenta de consulta direta à população, promovida por organizações da sociedade civil. Com um histórico de mobilizações, a ação serve para dar visibilidade a pautas populares que costumam ficar fora do debate eleitoral formal, como ocorreu em 2002, com o Plebiscito sobre a Alca, que contribuiu para barrar a criação da Área de Livre Comércio das Américas.

 

Deixe um Comentário

Entrar em contato

Rua Comandante Costa, 286 - Centro Norte - Cuiabá-MT

(65)3055-1312 | (65)99255-2219

contato@ptmt.com.br

Pesquisar no Site

© PT Mato Grosso - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por André Ribeiro