Publicado em 15 de agosto de 2025

Mato-grossense Clarinda Castro assume Diretoria de Mulheres da UNE e reforça luta contra o feminicídio

Esta semana marcou um momento histórico para a juventude petista de Mato Grosso. A estudante Clarinda Castro foi eleita Diretora de Mulheres da União Nacional dos Estudantes (UNE), a maior entidade representativa de universitários e secundaristas do país.

Segundo Clarinda, a conquista é resultado do trabalho coletivo dos estudantes organizados no movimento “Para Todos” de Mato Grosso, que atua de forma contínua na construção de um movimento comprometido e transformador.

Ao assumir o cargo, Clarinda ressaltou a importância de representar um estado que lidera o ranking nacional de feminicídios. Ela reafirmou seu compromisso de estar na linha de frente do combate a todas as formas de violência contra as mulheres brasileiras.

“Seguimos juntas, coletivamente, por um Brasil sem feminicídio”, afirmou.

Entre suas principais bandeiras, a nova diretora defende a criação de creches universitárias, a ampliação do horário das creches municipais para garantir o direito à educação de mães e responsáveis, a implementação de cotas para pessoas trans nas universidades e o fim de qualquer tipo de violência contra mulheres nos campi de todo o país.

“Cada conquista nossa é um passo a mais rumo a uma universidade popular, segura, inclusiva e livre de violências”, completou.

Fundada em 1937, a UNE possui um histórico de lutas pela valorização da educação pública, pelo acesso e financiamento estudantil, e pela defesa da democracia. A entidade também se destaca por mobilizar a juventude em causas sociais, culturais e democráticas, sendo protagonista em momentos decisivos da história brasileira, como a resistência à ditadura militar.

Deixe um Comentário

Entrar em contato

Rua Comandante Costa, 286 - Centro Norte - Cuiabá-MT

(65)3055-1312 | (65)99255-2219

contato@ptmt.com.br

Pesquisar no Site

© PT Mato Grosso - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por André Ribeiro