Publicado em 24 de novembro de 2025

Nota Oficial do Partido dos Trabalhadores de Mato Grosso

Justiça!
Foi com esse sentimento que o Brasil amanheceu no último sábado, 22 de novembro.
Depois de anos de dor, destruição, mentiras e ataques à democracia, a Justiça brasileira mostrou, mais uma vez, sua força e independência.

Embora a prisão do ex-presidente Bolsonaro seja preventiva, sem relação com a sua condenação à 27 anos e 3 meses de prisão por tentativa de golpe de Estado, mas motivada pela violação da tornozeleira eletrônica com reais risco de fuga. Esse ato representa um marco histórico: é justiça pelos mais de 700 mil mortos na pandemia de COVID-19, vítimas de negligência, negacionismo, sabotagem às vacinas e desprezo pela vida humana.

É justiça pela invasão e dilapidação do patrimônio público em Brasília, num dos maiores ataques golpistas desde a redemocratização.
É justiça contra as mentiras, o ódio, o racismo, o preconceito, a misoginia, o genocídio e a violência semeados diariamente por ele e seus aliados.

Durante todo o processo, Bolsonaro, sua família e sua rede de cúmplices se comportaram como se estivessem acima da lei, acima das instituições, acima do povo brasileiro. Acreditavam que o apoio de bilionários, de banqueiros e de parte da classe política corrompida pela extrema direita os protegeria para sempre. No dia 22, descobriram que isso não é verdade.

Mesmo que parte expressiva do Congresso Nacional esteja dominada por agentes que sobrevivem à base de fake news e retrocessos, o Poder Judiciário se manteve firme, republicano e isonômico. Mostrou que o peso da lei alcança também aqueles que se julgam intocáveis.

Sabemos que, em Mato Grosso, parcela considerável da população ainda apoia essa política de atrocidades. Mas também sabemos que existe um povo sofrido, atingido pela concentração de renda, pela violência, pelo abandono dos serviços públicos… e esse povo precisa ter esperança. Esperança de que, acima da política corrompida que domina o pior Congresso Nacional da história do Brasil, existe Justiça.

Bolsonaro, que sempre tentou posar como “o herói capitão”, hoje simboliza apenas a covardia. Tramou golpe porque não aceitou o resultado das urnas, mas se acovardou diante da própria prisão. Tentou separar a tornozeleira eletrônica e seu GPS para fugir e fracassou!
Assim como fracassou em sua tentativa de destruir o Brasil.

O Partido dos Trabalhadores de Mato Grosso reafirma ao povo matogrossense e a todo o povo brasileiro:
A Justiça existe. A democracia resiste. E nós seguiremos vigilantes, ao lado da classe trabalhadora, combatendo os retrocessos promovidos pela extrema direita e defendendo um país mais justo, humano e solidário.

Mato Grosso não se curvará ao ódio.

O Brasil não se ajoelhará diante da mentira.

No dia 22 de novembro, a Justiça venceu.

Deixe um Comentário

Entrar em contato

Rua Comandante Costa, 286 - Centro Norte - Cuiabá-MT

(65)3055-1312 | (65)99255-2219

contato@ptmt.com.br

Pesquisar no Site

© PT Mato Grosso - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por André Ribeiro