Publicado em 10 de novembro de 2023

Lula e Mato Grosso: A ascensão do PT

VALDIR BARRANCO

 

A aptidão voltada a democracia do PT sempre foi além das vertentes e bandeiras de gestão e políticas que nós defendemos, como membros e militantes do Partido dos Trabalhadores. A nossa organização interna também demonstra todo o nosso amor e pacto com a liberdade de debate e igualdade entre todos e todas. O nosso PT busca, a todo momento, ser organizado, coerente e centrado a imagem e semelhança de um Brasil que queremos para todos os brasileiros e brasileiras. O PT é sinônimo e reconhecido pela sua extrema democracia interna e debates construtivos e assertivos.

O partido tem lançado mão de diversos instrumentos para a construção de um PT em que prevalece a democracia interna com a participação dos/as seus filiados/as: eleições diretas, garantia de pluralidade de opiniões, participação financeira, organização em núcleos, diretórios e setoriais, debates em encontros e congressos, composição da direção considerando critérios de gênero, geracional e étnico-racial.

Com a volta consolidada do nosso Lula, pelo terceiro mandato, ao cargo de Presidente da República, nós voltamos todas as nossas forças e frentes para as eleições municipais de 2024. Os nossos diálogos e debates estão direcionados para organizarmos o nosso PT em todos os municípios de Mato Grosso, os nossos militantes e as nossas bases para fortalecermos o 13 nas urnas, visando conquistar o maio número de vereadores, vereadoras, prefeitos e prefeitas mato-grossenses.

É sempre importante necessário nos reunirmos, ainda mais nesse momento, para nos estruturarmos e darmos os encaminhamentos necessários. Esses encontros precisam acontecer em todos os 142 municípios do Estado. A nossa organicidade sempre fez e fará novamente a diferença nas eleições de 2024. A nossa força de diálogo nos forjou e nos manteve a frente de todas as discussões, seja da maneira que fosse.

Estou participando de diversos desses encontros, onde a ideia central é mobilizar, debater o governo Lula e organizar o partido visando as eleições municipais de 2024. Nós dialogamos sobre a gestão Lula, discutimos a organização territorial de base porque nós achamos fundamental o trabalho de base, o trabalho formiguinha e cotidiano da nossa militância e queremos discutir muito também a formação política. E as plenárias vão discutir as eleições 2024 porque nós vencemos o Bolsonaro, mas não vencemos o bolsonarismo, e vamos fazer a disputa na sociedade das ideias do amor, da solidariedade, da fraternidade e do bem comum.

Temos de lembrar também que esta será a primeira eleição municipal em que o PT estará junto com os partidos da Federação Brasil da Esperança que reúne também o PCdoB e o PV. Então nós temos que nos prepararmos bem e discutirmos todos esses temas, com mobilização da nossa base, com planejamento e o lançamento das nossas pré-candidaturas, sejam a prefeitos e vice-prefeitos, sejam a vereadores e vereadoras.

Todos os municípios são obrigados a fazer as plenárias, sejam os que têm diretórios municipais do partido já organizados, ou sejam os que têm comissões provisórias, comissões de organização e que ainda vão eleger suas direções municipais. Nas plenárias municipais, todos os filiados e filiadas ao partido podem participar dos debates.

Nós precisamos sempre nos lembrar de que a razão da nossa existência é de melhorar a qualidade de vida do nosso povo. É repartir felicidade. Não é possível ser feliz sozinho! Temos que estender a mão às pessoas que mais dependem da gente. Não podemos permitir que uma criança possa morrer de fome. Esse partido veio pra fazer a diferença, para acolher mulheres pra fazer política, de fazer cumprir a razão do seu nascimento. Um partido que nascesse de baixo pra cima, que nascesse do chão da fábrica, do chão dos bancos, do chão da loja, que nascesse daqueles que capinam com enxada, da comida que nós comemos.

O PT é o mais importante partido de esquerda da América Latina e que voltou para cuidar das pessoas. É sempre importante nós dizermos e reafirmarmos que nós voltamos para recuperar a democracia, voltamos sem ódio, voltamos para cuidar das pessoas. A nossa missão de vida é a de cuidar de pessoas. Criar oportunidades. Pensar. Projetar. Realizar.

O Partido dos Trabalhadores é fruto da consciência política da classe trabalhadora brasileira e dos que sempre foram excluídos ao longo da história. Nós trabalhamos e lutamos por melhores condições de vida, na cidade e no campo, nas organizações de base, nas grandes mobilizações pelo direito de greve e de livre organização, pelo direito de participar ativamente das grandes decisões nacionais.

O PT nasceu lutando por liberdade e democracia, num tempo em que o Brasil era oprimido pela ditadura. Nasceu para dar voz à imensa maioria silenciada pela violência e pela miséria. Nossa força brotou nos sindicatos de trabalhadores urbanos e rurais, nas comunidades eclesiais de base, recebendo a importante contribuição de notáveis militantes políticos e intelectuais comprometidos com os ideais de igualdade e justiça social.

O Brasil já está voltando a ser um país de todos, com geração de empregos, salários dignos e direitos reconquistados, com saúde, educação pública de qualidade, segurança. Nós já construímos uma vez esse Brasil. E juntos vamos construir de novo.

 

*Valdir Barranco é deputado estadual e presidente estadual do Partido dos Trabalhadores

em Mato Grosso

Deixe um Comentário

Entrar em contato

Rua Comandante Costa, 286 - Centro Norte - Cuiabá-MT

(65)3055-1312 | (65)99255-2219

contato@ptmt.com.br

Pesquisar no Site

© PT Mato Grosso - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por André Ribeiro