Publicado em 1 de dezembro de 2023

EM CUIABÁ: Ministra das Mulheres conhece projeto Teresa de Benguela

Criado em 2017 com o objetivo de promover a inclusão de mulheres em situação de  vulnerabilidade social através do empreendedorismo, o Programa de Extensão Teresa de Benguela, desenvolvido pelo Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) recebeu, nesta quinta-feira (30), a visita da ministra da Mulher, Cida Gonçalves.

Realizada no Campus do IFMT –  Bela Vista, a cerimônia de apresentação do Projeto de Extensão, denominada “Falas de Tereza”, também contou com a presença da vice-presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Professora Rosa Neide (PT), do deputado estadual Valdir Barranco (PT), entre outras autoridades políticas, estudantis e étnicas.

O projeto já proporcionou,  para mais de 1.500 mulheres residentes nos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Juína e Vila Bela da Santíssima Trindade, 16 cursos profissionalizantes, fazendo com que essas beneficiárias levassem sustento e dignidade para suas famílias.

“Essa linda iniciativa é de extrema relevância para a autonomia econômica e desenvolvimento de brasileiras que estão em situação de vulnerabilidade”, afirmou Cida, ao defender igualdade de gêneros e raças.

“Geração de renda, autonomia social e inserção feminina no mundo do trabalho são temas importantes para o combate à desigualdade de gênero”, completou a ministra

As principais vertentes do projeto são: gerar produtos, negócios e empreendimentos liderados por mulheres, contribuir na promoção da autonomia econômica e financeira de mulheres em vulnerabilidade social e contribuir na promoção do empoderamento feminino e combate à violência contra a mulher.

Visando a inserção das moradoras na bacia do Rio Juruena no Projeto Teresa de Benguela, o ministério realizou a entrega simbólica de um barco a motor, que servirá de transporte para as mulheres indígenas Rikbaktsa.

Durante sua fala,  a ex-deputada federal, Professora Rosa Neide, agradeceu ao presidente Lula pela recriação do Ministério das Mulheres e lembrou das lutas que Cida Gonçalves sempre promoveu pelo fortalecimento das mulheres e no combate a violência de gênero. Ela ressaltou ainda  a origem acadêmica da ministra, que, por muitos anos, lecionou em universidades públicas.

O presidente estadual do PT, deputado Valdir Barranco alertou para o grande número de casos de feminicídios existentes em Mato Grosso, e conclamou os homens para entrarem na luta pelo fim  da violência contra as mulheres. “Muitos homens costumam se comportar como proprietários de suas companheiras. Possibilitar independência financeira para essas mulheres é livrá-las da permanência em lares violentos, é uma forma de liberdade”, disse Barranco.

Após participar de uma roda de debates com mulheres de diferentes origens beneficiadas com o projeto Teresa de Benguela, a comitiva da ministra Cida Gonçalves também esteve no presídio Ana Maria Couto, onde existe uma extensão do programa que  atende 250 reeducandas.

INVESTIMENTOS

Durante sua fala, Julio César dos Santos, reitor do IFMT, destacou a parceria que a ex-deputada federal, Professora Rosa Neide, sempre manteve com a educação pública da Mato Grosso, e afirmou que, como vice-presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Rosa está destinando R$ 10 milhões para o Instituto federal de Mato Grosso.

“Rosa sempre foi a mãe do IFMT, como costumo dizer”, brincou o reitor, que afirmou que a única exigência feita pela vice-presidente da Conab na destinação dos recursos, foi que parte deles fosse direcionado ao projeto Teresa de Benguela.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um Comentário

Entrar em contato

Rua Comandante Costa, 286 - Centro Norte - Cuiabá-MT

(65)3055-1312 | (65)99255-2219

contato@ptmt.com.br

Pesquisar no Site

© PT Mato Grosso - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por André Ribeiro